SPORT JIU JITSU SOUTH AMERICAN FEDERATION
O Brasil Open 2022 foi um sucesso. Principal competição da SJJSAF a nível nacional, a competição reuniu 1300 atletas de 168 equipes. Ao todo, foram quase 1500 lutas ao longo do dia, muitas delas levantando o público presente na Arena Cel. Wenceslau Malta. Na disputa por equipes a GFTeam foi a grande campeã no Juvenil, Adulto e Master, seguido por Nova União, em segundo; e Pitbull, em terceiro. Já no Kids, o primeiro lugar ficou com Força Jovem Universal. GFTeam e Art Prime Team completaram o pódio.
- Foi um domingo incrível. O campeonato transcorreu bem, com ótimos combates, presença dos grandes mestres Paulo Caruso, Joe Moreira e Manimal (este último conselheiro da SJJSAF), do ator e faixa preta Raul Gazolla, lutas de jiu-jitsu adaptado, parajiu-jitsu... Saímos com a energia renovada para fazer um evento ainda melhor no Rio Challenge, dia 25/9 - disse o presidente da SJJSAF, Cleiber Maia.
O ponto alto do dia foi, sem dúvida alguma, o Festival Kids, que tem o intuito de iniciar pequenos atletas no universo dos campeonatos. Pela primeira vez no comando do evento, o professor Moskão deu um show de jiu-jitsu, empatia, liderança e didática, que encantou não só as crianças, como os pais, que participaram das atividades.
Quem também teve destaque foi Ricardo Rezende Pelegrini, que encerrou sua carreira como competidor de forma invicta na SJJSAF desde a faixa roxa. No Brasil Open, ele venceu a disputa do Absoluto faixa preta master 46. Ele tem uma doença degenerativa em um olho, que se agrava quando há atrito. Assim, ele resolveu focar em sua carreira como professor e responsável por projetos sociais na Zona da Mata mineira.
Destaque também para a delegação de atletas da cidade do Guarujá (SP) que medalhou em todas divisões que disputaram. Uma das maiores promessas do Jiu-Jitsu, segundo o professor Marco Barbosa, o Juvenil faixa azul Kalleby Oliveira Moraes Ramos, finalizou todas suas sete lutas na categoria e no GP dos Leves.
No paraji-jitsu, destaque para Robson Thuller, Vini Lopes, Waldir Ribeiro, Rawlinson Souza e Diego Simas.
Confira abaixo os atletas filiados que receberam premiação em dinheiro pelo Absoluto:
Absoluto preta master 36 - Marcus Morcego (Gfteam)
Absoluto azul juvenil- Luiz Henrique Ribeiro (pitbull)
Absoluto marrom adulto - Alehander Mariano (nova união)
Absoluto preta master 30 - Alex Goulart (Goulart team)
Absoluto preta master 41 - Rafael Motta ( Team Rafael Motta)
Absoluto preta adulto - Davi Silva Souza (Gfteam)
Absoluto azul adulto feminino - Iasmim de Mello (pitbull)
Absoluto preta adulto feminino - Maria vitória Barbosa (nova união)