SPORT JIU JITSU SOUTH AMERICAN FEDERATION
O final de semana foi marcado por um show de jiu-jitsu no Pan-Americano Gi e No Gi da SJJSAF (Sport Jiu Jitsu South American Federation). Mais de 1300 atletas compareceram para lutar na Arena Coronel Wenceslau Malta, também conhecida como Arena da Juventude, em Deodoro. A competição foi a segunda do ano organizada pela entidade e contou pontos para o ranking anual da federação, que vai premiar os campeões de 17 categorias com R$ 1500. O crédito deverá ser utilizado exclusivamente no pagamento de taxa de inscrição em etapas que valerem pontos para o ranking 2025 da SJJSAF ao atleta (masculino e feminino). A próxima etapa é o Campeonato Sul-Americano, que acontece no dia 2 de junho.
- O Pan-Americano foi um sucesso. Fizemos, novamente, a transmissão ao vivo pelo canal do YouTube de todas as áreas de lutas. E mais uma vez entregamos um campeonato, como a gente brinca internamente, no padrão SAF de qualidade - disse o presidente Cleiber Maia.
No Pan-Americano Gi, o grande vencedor do absoluto masculino faixa preta adulto foi Felipe Mendes da Silva, da equipe Alpha BJJ. No Absoluto No Gi adulto, Israel Viana Ferreira, líder da equipe que leva seu próprio nome, foi o campeão.
Já no absoluto feminino, onde as faixas marrom e preta lutam agrupadas, é preciso destacar a participação da atleta da GFTeam, Gisela Tavares, que levou o "double gold", com e sem kimono no adulto. No Ranking Geral por equipes, a GFTeam foi a grande campeã do final de semana, ficando no lugar mais alto do pódio três vezes: Juvenil, Adulto e Master Gi e No Gi e também no Kids Gi. Já no Kids No Gi, a equipe Team Bruno Costa ficou em primeiro.
Jiu-Jitsu Adaptado é um espetáculo à parte
Como já é tradição nos eventos da SJJSAF, as lutas de jiu-jitsu adaptado roubaram a cena e emocionaram a todos os presentes. O atleta Davi Ramos, do UFC, fez duas lutas, contra os atletas Rodrigo Ribeiro e Jonathan Pitbull, ambos do projeto Fazendo a Diferença no Jiu-Jitsu, do professor André Seabra, que é também vice-presidente da SJSAF.
- Eu adoro lutar aqui com esses meninos. É difícil me tirar de casa para ir num monte de lugar, mas aqui eu faço questão. Já falei pro André (Seabra) e pro presidente (Cleiber Maia) que podem me chamar quantas vezes quiserem, que se eu puder, eu venho com o maior prazer - disse a fera Davi Ramos.