SPORT JIU JITSU SOUTH AMERICAN FEDERATION
A Arena Coronel Wenceslau Malta (Arena da Juventude) foi palco do Sul-Americano da SJJSAF, realizado nos dias 29 e 30 de maio. O campeonato, que corresponde à segunda etapa do Ranking 2021 da Federação Sul-Americana de Jiu-Jitsu, foi marcado por lutas de altíssimo nível em todas as categorias. Na disputa por equipes, a grande campeã foi a GFTeam, que faturou o lugar mais alto do pódio tanto no Kids quanto no Juvenil / Adulto / Master. A Nova União também repetiu a dobradinha e ficou em segundo lugar em ambas as categorias. Já o troféu de bronze ficou com a Força Jovem Universal (Kids) e Checkmat (Juvenil / Adulto / Master). Na faixa preta, categoria adulto, destaque para Wallisson Oliveira de Souza (Guigo JJ), campeão do Absoluto Leve, e Eduardo Brandão Júnior (Brandão Jiu-Jitsu).
Em dois dias, o Sul Americano reuniu cerca de 1000 mil atletas e cumpriu todas as normas recomendadas pelas autoridades de saúde por conta da pandemia de Covid - 19. Quem também marcou presença no evento foi a casca grossa Kyra Gracie, que foi até lá acompanhar de perto seus alunos e ainda participou da transmissão ao vivo.
- O campeonato foi um sucesso em todos os sentidos. Assim como o Pan, disputado em janeiro, o Sul-Americano foi uma competição com mais de mil inscrições. A cada evento vamos ajustando detalhes para oferecer um serviço com mais qualidade aos atletas e à comunidade do jiu-jitsu de uma maneira geral - disse Cleiber Maia, presidente da SJJSAF.
Além das lutas regulares, o evento contou ainda com lutas de parajiu-jitsu e jiu-jitsu adaptado, algo que já é tradicional nos campeonatos da SJJSAF.
- Estamos conseguindo atender a todas as demandas de um PcD (pessoa com deficiência) que treina Jiu-Jitsu. Se ele quer viver a experiência da competição, proporcionamos isso; se ele precisa de adaptação para lutar, também proporcionamos isso; ou se ele já chegou ao alto rendimento dentro do Jiu-Jitsu e quer se confrontar, desafiar com outros do mesmo nível, então terá um mega competição justa – explicou Daniel Borges, presidente da Federação Catarinense de Jiu-Jitsu Paradesportivo, sobre as disputas no parajiu-Jitsu.
No jiu-jitsu adaptado, mais uma vez quem roubou a cena foi a fera Jonathan Pitbull, da Nova União, que enfrentou o líder da GFTeam, mestre Júlio César. Como das outras vezes, os atletas do Projeto Superação Down, vieram de Teresópolis, na região serrana do Rio para um show de jiu-jitsu e inclusão.
Parceria com a Secretaria de Estado de Esporte Lazer e Juventude
O Sul-Americano teve uma parceria com a Secretaria Estadual do Rio de Esporte, Lazer e Juventude e contou com 120 inscrições gratuitas para projetos sociais do estado fluminense. Outra importante ação social foi realizada pela Legião da Boa Vontade (LBV) que distribuiu lanches para alguns dos atletas dos projetos sociais contemplados com inscrições.
– Este tipo de iniciativa proporciona a esses jovens, que podem se tornar futuros atletas, a possibilidade única de ter oportunidades por meio do esporte. Além de uma forma de inclusão, contribuiu para as melhorias física e mental – disse Fabrício Repsold, que é subsecretário da pasta, sobre as ações.
A próxima etapa do ranking da SJJSAF é o Brasil Open, nos dias 7 e 8 de agosto.
Confira abaixo o resultado até a quinta colocação e clique aqui para ver todos os resultados
Juvenil / Adulto / Master:
1º GFTEAM
2º NOVA UNIÃO
3º CHECKMAT
4º GRACIE BARRA
5º FORMA JIU JITSU
Kids:
1º GFTEAM
2º NOVA UNIÃO
3º FORÇA JOVEM UNIVERSAL
4º GERAÇÃO UPP
5º GRACIE BARRA