O Jiu-Jitsu como instrumento de inclusão social para pessoas com deficiência

André Seabra • 28 de maio de 2019

* O Jiu-Jitsu adaptado consegue dar sentido para a vida de vários atletas. Além disso, desempenha o papel de incluir a percepção de competência e identidade pessoal. Identidade está como atleta e não como deficiente. Além da melhora geral na aptidão física, o Jiu-Jitsu adaptado auxilia em um enorme ganho de autonomia e autoconfiança para a realização das atividades do dia a dia, além da melhora da autoestima. Isso faz com que, frequentemente, os atletas ultrapassem barreiras que normalmente não conseguiriam, pelo simples fato de não tentarem.

O Jiu-Jitsu adaptado fornece ao atleta certo “poder” e viabiliza acessos nunca alcançados. Mas é preciso dizer que para que tudo isso aconteça, é necessário que o atleta tenha professores que estejam dispostos a abraçar a causa, e que busquem se aprofundar sobre tal questão para tomar conhecimento da real situação e o tamanho do potencial que estes atletas trazem consigo.

Fica claro que o Jiu-Jitsu adaptado é uma grande ferramenta como fator de inclusão. Ele faz com que as barreiras sejam quebradas e que os atletas se sintam de alguma forma cidadãos com objetivos, e também por serem reconhecidos por seus desempenhos e capacidade de realizações.

*Professor André Seabra, diretor do Jiu-Jitsu adaptado e do Parajiujitsu da SJJSAF

Por Núcleo Comunicação 4 de março de 2024
O final de semana foi marcado por um show de jiu-jitsu no Pan-Americano Gi e No Gi da SJJSAF (Sport Jiu Jitsu South American Federation). Mais de 1300 atletas compareceram para lutar na Arena Coronel Wenceslau Malta, também conhecida como Arena da Juventude, em Deodoro. A competição foi a segunda do ano organizada pela entidade e contou pontos para o ranking anual da federação, que vai premiar os campeões de 17 categorias com R$ 1500. O crédito deverá ser utilizado exclusivamente no pagamento de taxa de inscrição em etapas que valerem pontos para o ranking 2025 da SJJSAF ao atleta (masculino e feminino). A próxima etapa é o Campeonato Sul-Americano, que acontece no dia 2 de junho. - O Pan-Americano foi um sucesso. Fizemos, novamente, a transmissão ao vivo pelo canal do YouTube de todas as áreas de lutas. E mais uma vez entregamos um campeonato, como a gente brinca internamente, no padrão SAF de qualidade - disse o presidente Cleiber Maia. No Pan-Americano Gi, o grande vencedor do absoluto masculino faixa preta adulto foi Felipe Mendes da Silva, da equipe Alpha BJJ. No Absoluto No Gi adulto, Israel Viana Ferreira, líder da equipe que leva seu próprio nome, foi o campeão. Já no absoluto feminino, onde as faixas marrom e preta lutam agrupadas, é preciso destacar a participação da atleta da GFTeam, Gisela Tavares, que levou o "double gold", com e sem kimono no adulto. No Ranking Geral por equipes, a GFTeam foi a grande campeã do final de semana, ficando no lugar mais alto do pódio três vezes: Juvenil, Adulto e Master Gi e No Gi e também no Kids Gi. Já no Kids No Gi, a equipe Team Bruno Costa ficou em primeiro. Jiu-Jitsu Adaptado é um espetáculo à parte Como já é tradição nos eventos da SJJSAF, as lutas de jiu-jitsu adaptado roubaram a cena e emocionaram a todos os presentes. O atleta Davi Ramos, do UFC, fez duas lutas, contra os atletas Rodrigo Ribeiro e Jonathan Pitbull, ambos do projeto Fazendo a Diferença no Jiu-Jitsu, do professor André Seabra, que é também vice-presidente da SJSAF. - Eu adoro lutar aqui com esses meninos. É difícil me tirar de casa para ir num monte de lugar, mas aqui eu faço questão. Já falei pro André (Seabra) e pro presidente (Cleiber Maia) que podem me chamar quantas vezes quiserem, que se eu puder, eu venho com o maior prazer - disse a fera Davi Ramos.
Por Núcleo Comunicação 30 de janeiro de 2024
Premiação de R$ 1500 para os atletas campeões do Ranking Geral é a novidade deste ano
Por Núcleo Comunicação 14 de junho de 2023
Edital de Convocação para Assembleia Geral da Federação Sul Americana de Sport Jiu Jitsu
Por Núcleo Comunicação 8 de março de 2023
A Arena da Juventude, em Deodoro, recebeu neste domingo (5/3) mais uma edição do Sul-Americano Open de Jiu-Jitsu, organizado pela SJJSAF (Sport Jiu Jitsu South American Federation), que abriu o Ranking 2023 da Federação. Como já é tradição, a parte da manhã foi destinada aos jovens atletas, que puderam participar das disputas regulares por categoria e do Desafio Kids. Mais uma vez, o Festival Kids roubou a cena, com cerca de 100 crianças inscritas. Sob o comando do professor Efraim, muitas delas puderam ter o seu primeiro contato com o mundo do jiu-jitsu competitivo. - Eu sou suspeito pra falar sobre o Festival Kids. É um formato que eu realmente adoro e acredito muito, pois permite que as crianças sejam iniciadas de uma forma lúdica nas competições, sem ter que lidar com responsabilidade ou cobrança. A cada edição dos nossos campeonatos só aumenta a procura. Mas o mais legal é ver a felicidade das crianças, dos pais e dos professores ao final. Muitos vêm falar comigo, elogiar e agradecer - disse o presidente da SJJSF, Cleiber Maia. No início da tarde, foi a vez dos atletas de jiu-jitsu adaptados darem aquele show de superação e inspirar a todos os presentes no ginásio. Lutadores consagrados do UFC como Davi Ramos, Raoni Monteiro, Rafael Macapá prestigiaram o evento, participando das lutas adaptadas. 
Por Núcleo Comunicação 29 de agosto de 2022
Brasil Open Sjjsaf
Cleiber Maia e o atleta Jonathan Pitbull
Por Núcleo Comunicação 30 de março de 2022
A Arena da Juventude, em Deodoro, recebeu neste domingo (27/3) o Pan-Americano, primeira competição do ano da SJJSAF
Por Núcleo Comunicação 8 de fevereiro de 2022
Desde 2014, ano em que surgiu no cenário do jiu-jitsu mundial, a SJJSAF já organizou centenas de campeonatos. E pela primeira vez em 8 anos precisaremos cancelar um evento por conta do baixo número de inscritos. Entendemos que a transparência e honestidade sempre foram pilares balizadores da relação que criamos com toda a comunidade do jiu-jitsu, e não caberia aqui qualquer justificativa que não fosse a verdade. Assim, informamos a todos os atletas, treinadores e líderes de equipes que a Copa Sul-América de Verão, que aconteceria no dia 13/2, está cancelada. Entendemos que as mudanças que propusemos em relação à forma de disputa da Copa Sul-América de Verão podem não ter sido compreendidas ou não foram interessantes para a maioria dos atletas, que preferiu não se inscrever. Assim, reconsideramos nossa decisão e voltaremos ao formato de competição que sempre fizemos, já no Pan-Americano, dias 26 e 27/3, na Arena Olímpica de Deodoro. Toda as inscrições da Copa Sul-América de Verão ficam transferidas automaticamente para o Pan-Americano. Os atletas que desejarem receber o dinheiro de volta podem entrar em contato com presidente Cleiber Maia pelo WhatsApp 21 99431-4178.
18 de outubro de 2021
Neste sábado e domingo aconteceu a última etapa de 2021 da SJJSAF. O Rio Challenge reuniu atletas e paratletas de todas as idades na Arena da Juventude, em Deodoro. No absoluto faixa preta adulto, destaque para a equipe Atos, que conseguiu dobradinha no lugar mais alto do pódio com o atletas Jhonas Pereira e Davi Vetoraci. O absoluto faixa preta master 36 reservou uma final de tirar o fôlego, com direito a strike na mesa de transmissão. Depois de 15 minutos de luta, Marcus Morcego, da GFTeam, surpreendeu com um de-ashi-barai e superou Leonardo Ferreira, da Gracie Barra. Já a conquista do ouro no absoluto master 30 fechou em grande estilo a participação do faixa preta Thiago Cidro, da GFTeam. No sábado, ele viu seus alunos subirem no lugar mais alto do pódio no absoluto juvenil faixa azul. Samuel Marco da Silva foi campeão no pesado e Deyvid Luis de Sant`ann no leve. - Foi mais um evento onde conseguimos entregar um trabalho com o padrão de atendimento da SJJSAF. O campeonato ocorreu de maneira tranquila nos dois dias, com o cronograma sendo respeitado e os atletas satisfeitos. As transmissões ao vivo foram um sucesso, com os internautas interagindo bastante com nossos narradores e comentaristas - avaliou o presidente Cleiber Maia Show de jiu-jitsu adaptado Como de costume nos eventos da SJJSAF, as lutas de atletas PcD (pessoa com deficiência) reservaram um momento especial no evento. Foram mais de 20 lutas de parajiu-jitsu e 6 de jiu-jitsu adaptado. Novamente, quem roubou a cena com um show de jiu-jitsu, foi o faixa-preta Jonathan Pitbull, que enfrentou o Linus Pauling, da equipe Gamonal Fighters. Nas lutas de parjiu-jistu, destaque para Robson Thuler. Aos 20 anos, o faixa roxa, que não tem os movimentos dos membros inferiores, foi campeão na Classe LM1.
Sul-Americano da SJJSAF
Por Ideallize 4 de junho de 2021
Sul Americano da SJJSAF reuniu cerca de 1000 mil atletas
O Rio Challenge marcou o retorno das competições de jiu-jitsu da SJJSAF em 2020
Por Ideallize 5 de novembro de 2020
O Rio Challenge marcou o retorno das competições de jiu-jitsu da SJJSAF em 2020. Saiba tudo o que rolou nas disputas do parajiu-jitsu!
Mais Posts
Share by: